sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Como modelar uma caneca no Solidworks 2010 - Parte 02


Passo 01: Clique em Geometria de referência (1), no menu suspenso selecione Plane (2). De acordo com a Fig 02 selecione Plano direito (Right Plane). Em Primeira referência digite 30 mm. Queremos que o nosso plano fique coincidente com a forma circular do nosso objeto. Porisso temos que digitar esta medida, exatamente o raio do diâmetro da xícara que é 60 mm. Neste plano vamos desenhar um circulo e a partir dele construir a asa da xícara. Clique para confirmar (3).


Fig 01
Fig 02





Passo 02:  Clique Visão direita (Right view)


Fig 03



Clique na ferramenta Circulo (1), aponte para a borda da xícara. A partir do centro da linha laranja mova o mouse para baixo. Agora podemos ver uma linha preta tracejada. Clique e faça um círculo como o mostrado na figura 05. Clique Dimensão Inteligente e digite 8 mm para o diâmetro do círculo. Clique Enter para confirmar.


Fig 04



Fig 05





Passo 03: Em Property Manager clique no plano que criamos em Geometria de referência (1), em seguida selecione Esboço (2). Vamos conhecer agora mais uma ferramenta, a Spline (3). Com ela criaremos um "caminho" sobre o qual a asa da xícara surgirá como num passe de mágica. Continue o tutorial e entenderá tudo corretamente. 

Fig 06



Passo 03: Clique visão frontal (Front view). Em seguida em plano frontal (Frontal plane).

Fig 07


 Com a ferramenta Spline desenhe um círculo como mostrado na figura 08. Para isso, clique no centro do círculo (A), arraste até o ponto B, e continue passando pelos pontos C e D, e finalmente clique no ponto A para fechar este círculo. 

Fig 08



Passo 04: Para criarmos nossa asa precisamos de um perfil, no caso o círculo (a). O caminho que este perfil percorrerá é o circulo maior (b) que criamos com a ferramenta Spline. Para isto clique em Ressalto/base varrida (1). Clique no círculo (a) e em seguida no caminho (b).  Podemos observar em Property Manager que a Varredura agora apresenta perfil e caminho preenchidos, e que a xícara agora tem uma asa (Fig 10).


Fig 09


Fig 10



Passo 05: Depois que criamos a asa notamos que algo estranho aconteceu. Dentro da xícara também tem uma asa! Nossa uma xícara assim não fica legal, com uma asa externa e outra interna! 
Para excluir esta asa estranha vamos criar mais um plano extra em Geometria de referência.

Fig 11

Clique em Geometria de referência, em seguida selecione plano (1). Como botão esquerdo do mouse selecione o círculo rosa mostrado na imagem (2) e clique OK para confirmar (3).

Fig 12


Clique visão superior.


Fig 13


Selecione o plano (1), no menu suspenso clique em Esboço (2), escolha a ferramenta Círculo (3). Clique no ponto de origem (4) e desenhe um circulo como mostrado nas Fig 14 e 15. Observe que o círculo deverá ter o diâmetro como indicado na Fig 15. Clique Enter para confirmar.


Fig 14



Fig15


Passo 06: Saia do Esboço. Em Recursos selecione Corte extrudado (1). Selecione o circulo destacado (2). Em Direção1 (3) clique na setinha à direita e escolha Passante. Clique OK (4) para confirmar.


16



Eureka! Agora temos uma xícara perfeita com apenas uma externa!


Fig 17




Dica: Você pode renomear qualquer componente do Property Manager. Por exemplo clique duas ou três vezes no esboço de Revolução2 e digite Perfil da xícara.



Ou então clique mouse direito no item que quer renomear e selecione Propriedades do recurso.  No menu suspenso, em Nome renomeie como desejar. Clique OK para confirmar.



Fim.

















terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como modelar uma caneca no Solidworks 2010 - Parte 01


Neste tutorial onde modelaremos uma simples caneca,vamos aprender a usar três novas ferramentas: Esboçar Filete (Sketch Fillet), Offset de Entidades (Offset Entity), e Ressalto/Base revolucionado (Revolved/Boss base). 
Este tutorial será dividido em duas partes. Nesta primeira parte vamos criar a caneca e na 2ª parte, a sua asa, descobrindo novas ferramentas.
Lembrando que para estes tutoriais sempre estarei usando o Solidworks premium 2010 em português.






Passo 01: Use a ferramenta linha (Line) e desenhe um esboço como mostrado abaixo.  Dê as dimensões com a ferramenta Dimensão Inteligente (Smart Dimension).

Fig 01





Passo 02: Clique em Esboçar Filete (Sketcht Fillet). Digite 10 mm e clique no ponto laranja como indicado na figura 03. Clique Enter para confirmar.


                                                                                Fig 02



Fig 03



Passo 03: Clique em Offset de entitades. Em Parâmetros digite 3 mm e clique Enter para confirmar.
Use Linha (Line) para fechar as extremidades do esboço como mostra a figura 05.
Obs: se a linha amarela estiver para fora do esboço, então ainda em Parâmentros  marque  "Inverter".

Fig 04



Fig 05



Se você seguiu os passos acima seu esboço deverá ser assim ao final. Clique Sair do Esboço.


 Fig 06




Passo 04: Em Recursos selecione Ressalto/Base revolucionado.

Fig 07

Quando clicar na ferramenta você terá esta mensagem de advertência. Basta então clicar na linha destacada (laranja).
Fig 08


O resultado será este. Observe em Revolução em "Uma direção". Está indicado 360°. Isto significa que o perfil de esboço que criamos deu uma volta de 360° (trezentos e sessenta graus). Se isto não ocorrer, se digitarmos um valor mais baixo, então nossa caneca não fecharia. Clique Enter para confirmar.

Fig 09


Finalmente a nossa caneca está pronta. Na segunda parte deste tutorial vamos descobrir como fazer a sua asa.

Fig 10







domingo, 14 de agosto de 2016

Criando uma caixa com a ferramenta Shell


Neste tutorial vamos aprender a usar a Ferramenta Casca (Shell Tool).
Vamos criar uma simples caixa (box).




Passo 01:   Crie um novo documento. Clique em Esboço (1) (Sketch).Selecione Plano Direito (2) (Right Plane). na janelinha que se abre clique no primeiro ícone da esquerda para direita. (3)


 Fig 01



Passo 02: Clique em (1)Retângulo de Canto (Corner Rectangle), clique e arraste para criar um retângulo como mostrado na figura. Clique (3) para confirmar, ou tecle Enter. Saia do Esboço (Fig 03).


Fig 02




Fig 03



Passo 03: Selecione Ressalto/base extrudado.


Fig 04



Digite 50 mm e clique Enter para confirmar. Pronto, criamos nossa caixa (box).



Fig 05



Passo 04:   Selecione a face como indicada na figura. Selecione Casca (Shell).  Digite 3 mm e confirme.
                                                                               
                                                                              Fig 06




Pronto! Agora temos a nossa caixa. Use seus conhecimentos para adicionar 

Fig 07